Banana Yoshimoto

Yoshimoto Mahoko nasceu em 1964, filha de Yoshimoto Takaaki, aka Ryumei, provavelmente o filósofo e crítico mais importante e influente, que emergiu nos anos 60.
Além de ter um pai famoso, a sua irmã, a cartoonista Haruno Yoiko, é também uma figura pública.
Yoshimoto cresceu numa família liberal, de esquerda e com significativamente mais liberdade que uma típica jovem japonesa. Ainda durante o liceu, Yoshimoto foi viver com o namorado.
Depois de terminar a licenciatura no departamento de Literatura, do Nihon University’s Art College, Mahoko adopta, deliberadamente, o pseudónimo andrógino Banana e começa a escrever de forma convicta.
Uma das maiores influências na sua escrita, tanto em estilo como conteúdo, é o trabalho de Stephen King (particularmente nas histórias que não são de terror), do qual é admiradora. Mais tarde procurou inspiração também em Truman Capote e Isaac Bashevis Singer.

Yoshimoto começou a escrever enquanto trabalhava como garçonete em um restaurante de clube de golfe, em 1987.

Seu romance de estreia, Kitchen, foi um sucesso instantâneo e fenomenal no Japão. Houve dois filmes que adaptaram o livro, um da televisão japonesa e um produzido em Hong Kong por Yim Ho em 1997. Em novembro de 1987, ela recebeu o sexto Prêmio Kaien de Novos Escritores e o Prêmio Umitsubame de Primeiro Romance, bem como o décimo sexto Prêmio Literário Izumi Kyoka, em janeiro de 1988.

Um outro romance de Yoshimoto, Tsugumi, foi adaptado para o cinema em 1990, dirigido por Jun Ichikawa.

Críticos dizem que muito de seu trabalho é superficial e comercial, mas seus fãs pensam que Banana Yoshimoto consegue capturar perfeitamente o que significa ser jovem e frustrado no Japão moderno. Os dois principais temas de sua obra, segundo a própria autora, são “a exaustão da juventude no Japão contemporâneo” e “a maneira como experiências terríveis modificam a vida de uma pessoa”. Seus livros podem ser divertidos e todos possuem um toque da tradicional ideologia japonesa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *